segunda-feira, 20 de abril de 2009

História do sucesso

Um homem de sucesso viajava pelo mundo dando palestras sobre como ser bem sucedido na vida.
O segredo dele era partilhado com quem o quisesse ouvir, mas nem assim as pessoas conseguiam atingir o seu próprio sucesso.
Um dia, um homem que o seguia incessantemente, farto de tentar as soluções que ouvia do orador, mas sem resultado, decidiu ir falar com ele. Este, ouviu-o atentamente, aceitou falar com ele, mas antes perguntou-lhe se ele sabia nadar. O homem triste respondeu-lhe que não. Então, o homem de sucesso estabeleceu uma condição. A conversa teria lugar, no dia seguinte, num lago ali perto, onde alugariam um barco.
Assim ficou combinado.
Lá foi embora o homem triste, que agora estava feliz.
No dia seguinte, à hora combinada, no local onde ficaram de se encontrar, estavam os dois homens prontos para uma conversa que se tornaria reveladora.
Já dentro do barco, remando, os dois homens chegaram até ao que seria o meio do lago, e o homem de sucesso disse ao homem triste: vamos parar aqui um pouco.
Desta feita, já o homem triste se preparava para se sentar em frente ao seu conselheiro quando este o emburrou borda fora, caindo de imediato no lago.
Aflito, esbracejou, debateu-se para não ir ao fundo, aproveitou uma oportunidade de se agarrar ao barco, mas, logo o homem de sucesso o demoveu dessa ideia retirando-lhe as mãos da borda do barco. O homem triste pedia-lhe que o salvasse, pois estava prestes a afogar-se.
O homem de sucesso olhando para ele respondeu-lhe: Quando a tua vontade de ter sucesso for tão grande quanto a tua vontade de salvares a tua própria vida, então, terás sucesso.

O homem triste, compreendeu de imediato a mensagem que lhe fora transmitida e conseguiu debater-se e salvar-se.

Fim


Ouvi esta história nos anos loucos da juventude, quando acreditamos que podemos mudar o mundo e alcançar os nossos sonhos. Perpetuo essa ideia, sabendo agora que o mundo talvez não queira ser mudado, mas que cada um tem ao seu alcance a sua própria história de sucesso.

1 comentário:

Anónimo disse...

É nos anos loucos da juventude que se cimenta a nossa personalidade e a forma como vemos o mundo. Faz parte do processo de crescimento e inserção social.
A História... é nem mais, nem menos, que uma verdade dita em termos metofóricos.
Gostei muito.